Serra Leoa é um país do continente africano que foi descoberto por Pedro de Sintra, um português que, durante suas expedições marítimas, descobriu o território. A área explorada pelo navegador foi nomeada assim devido ao relevo das serras presentes no local, que, mesmo vistas de longe, adquirem a forma de uma leoa. O nome foi atribuído, também, ao barulho das trovoadas que soavam durante as épocas chuvosas. O local já foi uma colônia de escravos e tem predominância de duas tribos: os Mendes (34,6%) e os Temnes (31,7%), que compõem a maior parte da população local e apresentam uma cultura fechada e exclusiva, assemelhando-se a um sistema de sociedades secretas que excluem qualquer compartilhamento de seus costumes com estranhos. As principais religiões são o Islamismo, Catolicismo e as crenças de cada tribo.
De acordo com dados da CIA em 2012, Serra Leoa tem extensão total de 71.740 km² e localiza-se na África Subsaariana, ao sul do deserto do Saara, e é banhada pelo Oceano Atlântico ao sudoeste. O clima no país é Equatorial Chuvoso, caracterizado por ser quente e úmido e com pequena amplitude térmica. As estações do ano não são bem definidas, e a estação mais marcante é o verão. Serra Leoa apresenta grandes reservas naturais e parques ambientais com o predomínio de árvores de grande porte e diversas espécies de animais selvagens. A região tem o relevo dividido em quatro partes, sendo elas: a costa atlântica, cheia de pântanos e mangues; a península de Serra Leoa, com montanhas boscosas; a região das planícies inferiores; e uma de altas montanhas. A capital do país é Free Town, que é conhecida por suas belas praias de grande importância turística.
O país passou por uma série de conflitos internos que abalaram profundamente a economia e as condições sociais do povo de Serra Leoa, rebaixando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do local para um dos mais baixos do mundo. Dentre as principais características sociais, é possível destacar que 47% da população é subnutrida, a densidade demográfica é de 78 hab/km² e a esperança de vida ao nascer é de inacreditáveis 42 anos. A economia apresenta aspectos importantes para a subsistência de Serra Leoa, uma vez que o país tem grandes reservas de ouro, titânio e diamantes. Interessados nessas riquezas, diversas empresas multinacionais criam suas sedes na região e garantem mão-de-obra barata e abundante, assim como a matéria prima. Esse fato acaba excluindo as chances que o país teria de ganhar prosperidade a partir de suas abundâncias naturais, contribuindo para o esquecimento que vem atingindo o território.
Texto feito por Luisa Calmon (nª28) e Ana Luiza Castro (nº04)
Texto excelente! Incrível como vocês conseguiram unir todos os aspectos desse país em um texto tão bom! Parabéns!
ResponderExcluir